viernes, 18 de octubre de 2019

Iluminação do estádio de futebol

Iluminação do estádio de futebol

Embora antigamente não fosse algo que tivesse importância, hoje se tornou uma arma para mostrar e atrair fãs.

História da iluminação do estádio

Embora atualmente seja essencial uma boa iluminação para apreciar o futebol, há muitos anos você não podia jogar com luz artificial. Nestes tempos, as equipes até renovam a iluminação e buscam tecnologias que lhes permitam baixar suas contas de energia elétrica.

Em 14 de outubro de 1878, ocorreu a primeira partida com iluminação artificial. Foi no estádio Brammal Lane e através de dois postes elétricos alimentados por baterias e dínamos. No entanto, o ato deu muito errado, pois a luz não era suficiente e houve vários apagões.

A Federação Inglesa ("chefe" na época do futebol mundial) atrasou a luz artificial nos campos até 1930, quando o Arsenal instalou luzes permanentes, mas não pôde ser usado na partida oficial até 1950.

Na América do Sul, a luz veio mais cedo, sendo a primeira etapa do Vélez com iluminação elétrica em 1928 e, em 1935, já era tocada à noite.

O desenvolvimento da Copa da Europa exigia que se jogasse durante a semana à noite, o que levou à iluminação artificial sendo essencial.

Na Espanha, o primeiro clube a instalar esse tipo de luz permanentemente foi o Real Madrid. Eles dizem que o uso de luz não natural fez com que o Real Madrid jogasse com meias brancas, negligenciando o preto.

Iluminação eficiente e económica

O desafio do futebol atual é reduzir o consumo de luz e, acima de tudo, ser o mais eficiente e limpo possível. Por tudo isso, a iluminação LED assumiu um papel de liderança.

Em 2014, Stamford Bridge foi o primeiro estádio a completar a iluminação com luzes LED. Na Espanha, o Wanda Metropolitano seguiu essa linha de eficiência.

Mas não apenas nas lâmpadas permitim economizar na luz. O futuro da iluminação dos estádios de futebol vem da energia solar e do autoconsumo.

A Yingli Solar, maior produtora mundial de painéis solares, patrocinou a Copa do Mundo da FIFA 2014 e forneceu painéis solares para os estádios de Pernambuco e Maracaná, que geraram mais de 1 MW por ano de eletricidade limpa durante o mundo e Eles farão até 25 anos após a instalação.

0 comentarios:

Publicar un comentario